Abertura de Empresa Online: Principais Dúvidas e Respostas

Abertura de empresa online

Com a digitalização dos processos, abrir empresa nunca foi tão rápido e prático. Hoje, é possível registrar seu negócio diretamente do conforto de casa, sem enfrentar filas ou lidar com pilhas de documentos físicos.

Mas, como todo novo procedimento, surgem dúvidas: quais são os custos? Por onde começar? Quais documentos são necessários? A seguir, responderemos a todas essa questões. Confira!

Como funciona a abertura de empresa online?

Com a digitalização, tudo mudou; se antes era necessário se deslocar a diferentes órgãos públicos ou escritórios, hoje é possível abrir empresa online em casa, com poucos cliques.

A abertura de uma empresa online é feita por meio de plataformas digitais que facilitam o processo e integram os diferentes órgãos necessários. O procedimento varia conforme o tipo de empresa, a natureza jurídica e o estado, mas geralmente segue as mesmas etapas:

  • Escolha do tipo de empresa;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Inscrição Municipal ou Estadual;
  • Emissão de Licenças;
  • Certificado Digital.

Isso tudo pode ser feito através do Portal Gov.br, por meio do REDESIM, que simplifica o processo. Se a sua empresa for MEI, o processo é ainda mais simples.

Quais os custos envolvidos?

Os custos para abertura de empresa online pode variar muito, indo de R$ 500 a R$ 3000, a depender do tamanho da empresa, da atividade exercida e dos serviços de contabilidade contratados.

Para quem é MEI, o processo de abertura de empresa é todo gratuito. O microempreendedor fica responsável somente pelo pagamento mensal da DAS, que cobre todos os tributos. Outras empresas como Microempresa, Empresário Individual, Sociedade Simples e Sociedade Anônima são empresas maiores que podem ter um custo maior, consequentemente.

Alguns dos principais gastos incluem:

Taxas de registro e licenças: as taxas de registro na Junta Comercial pode variar de R$ 100 a R$ 1.000, dependendo do estado e do tipo de empresa. Como alguns negócios exigem licenças especiais, o custo também pode aumentar;

Contrato social: o valor para elaborar o contrato social pode variar de R$ 200 a R$ 1.000, dependendo da complexidade e dos honorários do contador ou do advogado;

Pedidos de registro e licenças de funcionamento: algumas atividades, voltadas para as áreas ambientais e sanitárias, exigem licenças específicas, e o custo pode variar bastante (de R$ 100 a R$ 1.500), dependendo da localidade;

Serviços de contabilidade: em se tratando da contabilidade escritório tradicional, os pacotes podem ir de R$ 300 a R$ 1.500 mensais, dependendo do porte da empresa e da quantidade de documentos e obrigações fiscais a serem processadas. Já um escritório de contabilidade online, por sua vez, pode cobrar preços entre R$ 100 e R$ 300;

Contratação de funcionários: caso a empresa contrate funcionários, além do salário, ela deverá arcar com os seguintes custos: INSS Patronal (20%), FGTS (8%), 13º salário e férias, Vale Transporte e Vale Refeição.

É necessário contratar um contador?

Quando o assunto é abrir um MEI, tudo é mais simplificado. Em termos de abertura de empresa, não será necessário contratar um contador; você mesmo pode fazer isso. Mas, para garantir que tudo esteja em conformidade com a legislação, a contratação do profissional é indispensável.

Em contrapartida, para outras empresas como ME, SA, SS e EI, a contratação se faz necessária até mesmo no momento de abertura. Isso porque o processo para abrir qualquer um desses negócios é muito mais burocrático. Qualquer informação errada, pode implicar em penalidades mais tarde.

Por isso, o contador ou o escritório de contabilidade contratado fica responsável por manter a saúde financeira do seu negócio e as obrigações fiscais em dia.

Vantagens de usar contabilidade online para abertura de empresa

A contabilidade online oferece diversas vantagens para quem deseja abrir uma empresa. Esse modelo utiliza plataformas digitais para simplificar processos burocráticos. Veja os benefícios:

Economia: comparada à contabilidade tradicional, a contabilidade online oferece planos a partir de R$ 100 por mês, o que é mais barato, principalmente para empresas de pequeno porte. Outro ponto a considerar, também, é que todo o processo é feito de forma remota, eliminando gastos com transporte;

Praticidade: desde a confecção do contrato social até o registro nos órgãos competentes, tudo é feito via plataforma online. Os sistemas emitem guias de impostos, monitoram prazos e ajudam no cumprimento das obrigações fiscais automaticamente;

Suporte: muitos serviços de contabilidade online oferecem suporte por chat, e-mail ou telefone para esclarecer dúvidas;

Controle: você pode acompanhar o desempenho financeiro da empresa, impostos pendentes e prazos diretamente pelo sistema.

Quais são os documentos exigidos?

Entre os documentos necessários para abrir empresa, estão:

  • Cópia autenticada do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Certidão de casamento (se for casado)
  • Carteira do órgão regulamentador, como OAB, CRA, CORE, entre outros;
  • Cópia do comprovante de endereço residencial;
  • Última declaração do Imposto de Renda;
  • Cópia simples do comprovante de endereço comercial (se for diferente do residencial;
  • Cópia do IPTU ou de outro documento que conste a Inscrição Imobiliária;
  • Atividades da empresa;
  • Nome fantasia.

Se a sua empresa tiver sócios, será necessário enviar cópias dos documentos deles também.
Qual o tempo médio para concluir a abertura?
18 horas é o tempo médio para concluir a abertura de empresas.