Como se livrar do cheiro de fumaça em sua nova casa

Sua nova casa tem muita luz natural, fluxo tremendo e cheira como o interior de um cigarro.

Por mais difícil que seja de acreditar, muitas pessoas ainda fumam cigarros – quase 30 milhões de pessoas só neste país. Além do comprovado impacto na saúde, fumar também tem uma longa lista de efeitos físicos pouco atraentes, como manchas amarelas na pele e no cabelo, marcas nas roupas, a deliciosa condição de pele conhecida como “cara de fumante”, contas bancárias mais baixas e , claro, o cheiro insuportável.

Já é ruim quando você está em um espaço público e precisa respirar o fumo passivo de alguém. O pior é como o impacto do hábito de fumar de outra pessoa pode afetá-lo muito depois de ela ter passado pela magia do fumo passivo , que fica incorporado em quase tudo. Se você não fuma e se mudar para uma casa anteriormente ocupada por um fumante, você saberá imediatamente. O cheiro, as manchas e a sensação geral de insalubridade serão bastante óbvios – e nojentos.

Mas você não precisa conviver com os fantasmas dos fumantes do passado. Veja como limpar efetivamente sua nova casa para eliminar os efeitos do fumo passivo.

Superfícies

Antes de fazer qualquer coisa, abra a casa. Abra janelas e portas e deixe o ar fresco entrar. Ligue alguns ventiladores. Arejar a casa não eliminará o mau cheiro, mas lhe dará o ponto de partida mais promissor.

Então, jogue fora o máximo que puder. Se você comprou o imóvel e tem orçamento, trocar carpetes, eletrodomésticos e ar condicionado é a maneira mais fácil de tirar aquele fedor de lá.

Se isso não for uma opção, no entanto, você pode aplicar a boa e velha graxa de cotovelo para lidar com o pior. Pegue uma esponja de fuligem e uma garrafa de fosfato trissódico (TSP) (o material recomendado pela Cruz Vermelha para tirar a fumaça do fogo de sua casa) e limpe:

  • Paredes. As paredes de uma casa são porosas o suficiente para absorver fumaça, e pintá-las (mesmo usando um selante de alta qualidade) não será suficiente, a menos que você as esfregue. Use primeiro a esponja de fuligem e depois limpe novamente com um detergente neutro.
  • Pisos. Superfícies de piso duro provavelmente não absorverão muito fumo passivo, mas cinzas e poeira encharcada de fumaça podem permanecer nas fendas. Limpe bem e aspire bastante com um aspirador que vem com filtro HEPA.
  • Tetos. Os tetos podem ser particularmente ruins porque a fumaça do cigarro sobe. Esfregue com a esponja de fuligem e limpe uma segunda vez.
  • Janelas. As janelas não absorvem a fumaça, mas podem desenvolver uma película que as deixa sujas e ajuda o cheiro a permanecer, por isso é necessário esfregá-las bem.
  • Cortinas e cortinas. Substitua-os se possível, porque são coletores de fumaça perfeitos. Se for absolutamente necessário recuperá-los, você pode lavá-los na roupa usando vinagre em vez de detergente.
  • Tapetes e estofados. Será muito melhor substituir carpetes e móveis fedorentos, mas se não puder, dose-os com bicarbonato de sódio, deixe descansar por algumas horas e depois passe o aspirador como se sua vida dependesse disso. Repita se necessário, e você pode fazer um tratamento secundário com um spray para tecido se houver um cheiro suave e persistente.

Ar condicionado e eletrodomésticos

Se a sua casa nova e arruinada pela fumaça tiver um sistema HVAC, será muito, muito difícil limpá-la. Mas os sistemas HVAC são caros, então talvez seja necessário resistir por pelo menos alguns anos. Aqui está o que você pode fazer:

  • Limpe os dutos. Limpe completamente os dutos, que provavelmente acumularam uma película de fumo passivo ao longo dos anos. Você pode contratar alguém para fazer isso por cerca de US$ 400-500.
  • Bobinas limpas. As serpentinas do condensador e do evaporador em seu sistema HVAC fazem todo o trabalho de sugar o calor e a umidade de sua casa e podem ficar incrustadas com resíduos de fumaça de terceiros. Limpá-los normalmente requer um profissional e pode custar até US$ 700.
  • Filtros. Mude todos os filtros, em todos os lugares. Se você vir um filtro, altere-o.

Seus eletrodomésticos, principalmente sua geladeira, também absorverão muito fumo passivo. Limpar bem esses aparelhos significará afastá-los da parede e chegar a áreas normalmente escondidas onde se acumulam resíduos de fumaça, o que pode ser desafiador e exigir a contratação de um profissional de reparos. Não se esqueça das bobinas da geladeira, que podem ficar obstruídas com a fumaça do cigarro, da mesma forma que as bobinas do HVAC – mas normalmente não são tão difíceis de limpar .

Outras etapas

Além de limpar superfícies e eletrodomésticos, você deve considerar algumas outras etapas para limpar sua casa amaldiçoada pela fumaça:

  • Troque as lâmpadas. As lâmpadas podem ficar revestidas com resíduos de nicotina, que “desaparecem” toda vez que você as liga. Eles também podem coletar cinzas e poeira enquanto flutuam no ar. Remover e substituir todas as lâmpadas da sua casa é uma boa ideia.
  • Aplicar primer e pintar. Depois de limpar as paredes, aplique um bom primer e selante anti-odores . Em seguida, pinte-os para obter uma aparência nova que também não cheire a cinzeiro.
  • Purificador de ar. Para um toque final, ligar um purificador de ar por um tempo pode ajudar a sugar qualquer fumaça de terceiros, cinzas ou poeira remanescentes como presentes do ocupante anterior.