Como secar um carpete danificado pela água que você não pode substituir

secar um carpete
secar um carpete

Se você não puder substituí-lo, poderá salvá-lo.

Qualquer pessoa que tenha sofrido algum tipo de inundação em sua casa – seja um cano rompido, um incidente relacionado a uma tempestade ou um banheiro que escolheu sua semana de férias para começar a vazar – sabe que a água é o maior inimigo da sua casa. Os danos causados ​​​​pela água são exponencialmente piores quando envolvem carpetes – e ainda piores se for um carpete que você não pode substituir, seja porque o proprietário não permite ou porque você simplesmente não tem dinheiro para fazê-lo. Mas se você não consegue se livrar de um carpete encharcado, pode secá-lo e mantê-lo no lugar – se agir rápido e usar as ferramentas certas.

Perigos do carpete molhado

O que significa agir rápido ? Significa começar imediatamente; mofo e bolor começarão a crescer em seu carpete dentro de 24 a 48 horas após entrarem em contato com a água. Este não é o momento para deliberar – o mofo pode ter consequências negativas muito graves para a saúde.

Mas antes de entrar em ação, você precisa descobrir com que tipo de água está lidando. Água branca é água limpa – chuva ou água doce de um cano rompido. Água cinza é água suja que não entrou em contato com dejetos humanos – qualquer coisa que tenha caído pelo ralo. Água negra é a água que entrou em contato com dejetos humanos – esgoto. Se o seu carpete foi encharcado com água cinza ou preta, ele precisa ser removido – nenhuma limpeza tornará seguro mantê-lo por perto.

Secando carpete

Se o seu carpete estiver molhado com água relativamente limpa, você pode secá-lo e recuperá-lo. Este não é um processo rápido ou fácil, mas se você dedicar tempo, funcionará. Aqui está o que fazer:

  1. Remova os móveis. Limpe o espaço. Remova tudo que estiver em cima do carpete. Caso contrário, a umidade permanecerá presa por baixo, não importa o que você faça – e talvez seja necessário remover temporariamente o carpete mais tarde.
  2. Remova a água. O primeiro passo é remover a água saturada do carpete. Sua melhor aposta é alugar uma extratora de carpetes . Eles são usados ​​​​como máquinas profissionais de limpeza de carpetes, mas também têm uma poderosa função de vácuo que pode sugar a água do carpete muito melhor do que o aspirador de loja que você tem no porão. Se você não conseguir encontrar uma extratora para alugar, na verdade, veja se consegue alugar uma lavadora de carpetes, que terá capacidade semelhante – apenas não use o aspecto de limpeza. Se você não conseguir nenhum deles, use um aspirador de loja – mas trabalhe em pequenas seções e esteja preparado para ser muito paciente.
  3. Toalhas. Depois de sugar o máximo de água possível, use toalhas para remover a umidade residual.
  4. Ventiladores e desumidificadores. Um soprador de carpete é um tipo especial de ventilador de alta potência projetado para secar carpetes e outros pisos. Pegue alguns e coloque-os em volta do tapete e deixe-os correr. Simultaneamente, alugue o maior desumidificador que puder e deixe-o trabalhar, retirando a umidade do espaço.
  5. Remova a almofada. Assim que o carpete estiver seco ao toque, remova-o do chão. Se o seu carpete tiver uma almofada instalada por baixo, rasgue-a e jogue-a fora – não há como guardar a almofada. Mesmo que pareça seco, é quase certo que acabará mofando. Certifique-se de que o piso sob o carpete esteja seco e higienizado e, em seguida, substitua o carpete (e o forro, se necessário).
  6. Limpar. Só porque seu carpete está seco não significa que seja seguro. Higienize o carpete fazendo uma limpeza completa.

Se você passar por tudo isso, agora poderá voltar com segurança à sua vida normal e se sentir seguro tendo aquele tapete em sua casa.