Das tomadas às calhas, a eletricidade da sua casa conspira constantemente para matá-lo.
Se você já sofreu um choque elétrico leve, sabe como ele pode ser poderoso – e assustador. Ocorrem mais de 50.000 incêndios elétricos nos EUA todos os anos e cerca de 400 pessoas são eletrocutadas anualmente. Mesmo que receber uma dose de voltagem não mate você, não é uma experiência agradável, e ficar chocado pode causar ferimentos ou até a morte de outras maneiras – derrubando você de uma escada, por exemplo.
A maioria dos proprietários experientes sabe que é melhor não mexer com qualquer tipo de eletricidade sem desligar o disjuntor apropriado (ou principal), ou simplesmente chamar um eletricista licenciado em vez de tentar fazer DIY de um projeto que pode incendiar sua casa, matá-lo ou ambos. Mas a eletricidade é uma coisa engraçada – se encontrar um circuito através do qual possa fluir, ela o fará. Isso significa que você pode ocasionalmente descobrir uma quantidade dolorosa (ou até letal) de voltagem em locais inesperados. Aqui estão as coisas em sua casa que você deve testar ocasionalmente usando um voltímetro ou multímetro para garantir que não estejam cheias de corrente elétrica mortal.
Tomadas, interruptores, eletrodomésticos
Vamos começar com as coisas óbvias. As tomadas nas paredes são projetadas para fornecer eletricidade, por isso não deve ser surpresa se estiverem quentes. Mas eles também devem fornecer a tensão esperada (110 a 120 volts) e devem estar devidamente aterrados para evitar acidentes e ferimentos. Os interruptores de luz também devem ser testados uma vez por ano ou mais para garantir que a fiação desgastada não esteja fornecendo tensão para a placa.
Suas lâmpadas e aparelhos também podem causar choque se os fios de aterramento se soltarem ou se o isolamento desgastado colocar a fiação em contato com o invólucro de metal. Se você usa seus aparelhos regularmente, provavelmente pode presumir que eles não são armadilhas mortais escaldantes. Mas se você tem aparelhos com os quais não entra em contato regularmente – aquela geladeira velha na garagem ou uma bomba de depósito no porão – é uma boa ideia fazer um teste ocasional para ter certeza de que não estão conduzindo.
Calhas
Surpreendentemente, não é incomum que as calhas metálicas da sua casa comecem a fornecer níveis de tensão potencialmente mortais . Na maioria das vezes, isso é o resultado de um parafuso de fixação ou prego perfurando um fio atrás da fachada da casa ou sob o telhado, mas também pode ser causado por contato acidental com linhas de energia em algum lugar fora da vista. Verificar se há corrente elétrica nas calhas antes de limpá-las ou fazer qualquer outro trabalho ao redor delas é uma ideia muito boa.
Escadas
Se você tiver uma escada de metal, faça um teste rápido com um voltímetro ou multímetro depois de colocá-la fora de casa. As escadas podem entrar em contato com linhas de energia e, se outras partes da casa – as calhas, por exemplo – estiverem quentes, uma escada de metal que as toque pode trazer a festa até você. Melhor levar cinco segundos para testá-lo para evitar ser aquele garoto do Jurassic Park .
Painel elétrico
Sempre que há um problema com a energia elétrica da sua casa, seja uma falta de energia ou um conserto que exija o corte do suco, você vai até o quadro elétrico para desligar a rede ou o disjuntor apropriado. A caixa de metal que envolve o painel existe para protegê-lo, mas se o painel não estiver em bom estado, ele pode ficar eletrificado e causar um choque potencialmente perigoso. Se você estiver tendo um problema elétrico, reserve um segundo para testar o gabinete do painel antes de tocá-lo.
Encanamento
Se você tiver canos de água de metal mais antigos, o contato com um fio quente em algum lugar no porão ou no espaço de rastejamento (ou nas paredes) pode transformá-los em uma viagem emocionante ao pronto-socorro . Testar os canos da sua casa uma vez por ano para garantir que isso não aconteceu pode poupar muitos problemas – e muita dor.
Provavelmente, você não terá problemas com sua casa se tornando uma armadilha mortal eletrificada – mas considerando que multímetros e outros dispositivos de teste elétrico não são muito caros, faça um teste rápido em sua casa uma vez por ano ou antes de qualquer projeto DIY estar bem Vale a pena.