A cozinha é o ponto de encontro da família, o lugar onde nos reunimos para fazer as refeições e um dos cômodos que mais refletem a identidade dos moradores. Desde os que amam a arte da culinária até os que visitam o local apenas para um lanche rápido, todos são atraídos por esse espaço comum de convivência.
Por isso, esse cômodo também deve expressar a personalidade, ser funcional e prático para os moradores. Mas isso não quer dizer que a decoração precisa ser sem graça. Muito pelo contrário, é possível usar alguns truques para deixar o décor mais bonito.
Você pode brincar com as cores e os contrastes nos revestimentos, armários, móveis e até nos eletrodomésticos. Por exemplo, imagine o contraste de uma batedeira preta com um armário off white.
Otimize os espaços
Aqui podemos unir arrumação dos espaços e funcionalidade. Se sua cozinha for estreita e comprida, por exemplo, é preciso aproveitar cada espaço do cômodo. Assim, você poderá aproximar a geladeira, o fogão e a bancada, tornando o ambiente mais prático na hora de cozinhar.
Outra solução para otimizar o espaço é manter bancadas e armários em alguns locais da cozinha. Desse modo, você cria diversos cantinhos para deixar os eletrodomésticos. Como o cantinho com a máquina de café, o micro-ondas, a batedeira e outros eletrodomésticos mais usados no dia a dia.
Não tenha medo de brincar com as cores
Por mais que o padrão seja manter a cozinha em cores neutras, ainda é possível brincar com as cores e os contrastes. Você pode criar um cantinho colorido, com um aparador ou uma mesa de cor forte, contrastando com o restante dos revestimentos e colocar sobre ele louças coloridas.
Nas paredes, use e abuse dos quadros. Outra opção é que os moradores façam seus próprios desenhos em papel adesivo de lousa negra, o que reflete ainda mais a personalidade da família.
Se a cozinha tiver armários brancos, o ideal é ter eletrodomésticos que façam um contraste na bancada. Por exemplo, invista em liquidificador e batedeira preta, e em cafeteira ou conjunto de facas da mesma cor.
Aposte na funcionalidade
Quando os membros da família gostam de cozinhar e passam bastante tempo no cômodo, é preciso encontrar soluções para deixar o espaço mais funcional. Por exemplo, você poderá ter um aparador com rodízios para mudar de local sempre que for necessário. Nele, você poderá colocar os eletrodomésticos mais usados, como o liquidificador e a batedeira.
Muitas pessoas também gostam de abrir um espaço entre a sala de jantar e a cozinha para conectar os cômodos, o que facilita a transação. Aqui também é possível instalar uma porta de correr para separar e unir os ambientes sempre que for preciso.
Inove na decoração com os revestimentos
Aposte nos revestimentos com tons vibrantes para dar um toque especial na sua cozinha e imprimir mais personalidade e ousadia. Por exemplo, você pode aplicar novos azulejos ou pastilhas na área perto da pia e/ou da bancada onde ficam os eletrodomésticos.
A iluminação pode mudar o ambiente
Na idealização da cozinha, procure favorecer a entrada de luz natural, mas também é importante criar um projeto que personalize a iluminação. Isso é importantíssimo se o cômodo não conta com amplas janelas para a entrada de luz natural.
Você poderá investir em luminárias pendentes para a iluminação. Outra forma prática é instalar luzes de LED no local da pia ou nos armários acima da bancada, onde ficam os eletrodomésticos, para melhorar a visão na hora de cozinhar e assim evitar acidentes. Dessa forma, você vai deixar o seu cômodo muito mais aconchegante.