Quando o assunto é tratamentos ou produtos indicados para cabelo, uma palavra quase sempre está presente: queratina. Essa proteína também aparece em diversos produtos ligados à proteção e aos cuidados da pele. Logo, é possível deduzir que ela é algo vital para os cuidados do corpo.
Assim, comprar vitaminas para cabelo envolverá, em muitos casos, adquirir produtos que tenham queratina em sua composição. Porém, por que esse é um ingrediente tão especial e importante nos cuidados envolvendo os cabelos? O texto a seguir resume o que é queratina, sua função no corpo humano, benefícios e maneiras de repô-la para não ficar em falta.
O que é queratina?
Mas, afinal, o que é queratina? Trata-se de uma proteína natural produzida pelo organismo e que pode ser encontrada no cabelo, nos pelos, na pele e nas unhas. Composta por aminoácidos — sobretudo a cisteína —, essa proteína tem a função de manter os fios de cabelo fortalecidos e protegidos contra as agressões externas que ele pode sofrer.
Qual a função dela no organismo?
A melhor palavra para definir a função da queratina no corpo é “proteção”. Afinal, ela é responsável por dar elasticidade, firmeza e resistência para a pele, as unhas e o cabelo. Além disso, a queratina tem como propriedade a impermeabilidade à água, impedindo assim que a pele perca água desnecessariamente.
Basicamente, a queratina oferece uma camada que envolve as células da epiderme (pele), evitando que mais água seja perdida além do necessário. Sua função protetora também se estende para outras agressões externas, como vento, choques mecânicos e radiação solar, entre outros.
Quais benefícios ela oferece?
A proteção já é um grande benefício que a queratina proporciona, mas ela inclui ainda outras vantagens. Por exemplo, no caso da pele, tem um efeito revitalizador que é responsável por reequilibrar a umidade da pele, ajustando o seu pH, fechando poros e formando uma camada protetora. Isso é essencial para evitar problemas dermatológicos, como ressecamento, excesso de oleosidade e agressões de agentes externos.
Já no cabelo, suas vantagens incluem retenção de umidade, fortalecimento dos fios e melhora da sua flexibilidade. Isso evita que o cabelo fique quebradiço, sendo composto por fios danificados e frágeis. A queratina também é responsável por reduzir o frizz, dar mais brilho e maciez aos fios, deixando sua aparência mais saudável e rejuvenescedora.
O corpo pode perder queratina?
Assim como é natural tê-la, o organismo também perde a queratina naturalmente. Isso acontece por vários motivos, como exposição solar, vento, poluição e outras agressões externas que o corpo sofre. No caso da queratina presente nos cabelos, essa perda também ocorre por submeter os fios a alisamentos, descolorações, chapinhas e secadores.
Como saber se o cabelo está com falta de queratina?
Inclusive, o corpo entrega alguns sinais de que a produção de queratina no organismo está abaixo do normal, sobretudo nos cabelos. A quebra e a fragilidade dos fios são um desses sinais, sendo que o simples ato de passar as mãos pelo cabelo e eles caírem pode significar deficiência da queratina.
Outro sintoma típico de cabelos que necessitam de queratina é o surgimento de pontas duplas, além da opacidade, quando o cabelo fica com um aspecto áspero e ressecado. A redução do volume no cabelo também é causada pela queda da proteína no corpo.
Como repor a queratina no cabelo?
Felizmente, é possível repor a queratina por meio de produtos específicos, deixando os fios mais fortes, alinhados e com mais brilho. No salão, essa reposição é feita com processos como cauterização, selagem e queratinização, também chamada de banho de queratina. Caso o cabelo esteja muito danificado, indica-se fazer esse tratamento ao menos uma vez por mês.
Porém, também é possível utilizar métodos em casa para reposição da queratina, utilizando produtos de linhas especializadas para esse fim. O uso de shampoos, condicionadores, ampolas capilares e máscaras que tenham a proteína são muito eficientes para ajudar a resolver o problema.