Evite pragas, riscos de incêndio e madeira molhada com armazenamento adequado.
O tempo frio está chegando, o que significa que é hora de acender sua lareira ou fogueira e acumular lenha para a estação. Esteja você mesmo cortando lenha ou comprando-a e levando-a para casa, certifique-se de armazená-la corretamente – não apenas jogue-a no chão.
Onde armazenar lenha
Comecemos pelo princípio: a maior parte da lenha deve ser armazenada ao ar livre. Lenha verde recentemente cortada e temperada, seca ao ar por pelo menos seis meses, geralmente contém insetos, mofo e fungos, que você não deseja em sua casa. Além disso, esses tipos de lenha precisam de mais tempo de secagem ao ar livre e só devem ser trazidos para dentro na hora de queimá-los.
Se você tiver lenha seca em estufa, que foi seca por 36 horas a 265 graus Fahrenheit para reduzir seu teor de umidade abaixo de 20%, você pode mantê-la dentro de uma sala com baixa umidade e bom fluxo de ar.
Para armazenamento ao ar livre, não empilhe lenha contra a parede de sua casa (ou galpão ou garagem). Fazer isso tornaria mais fácil para cupins e outros insetos se enterrarem em seu revestimento, além de fornecer um lar para pragas como roedores e répteis. Armazenar madeira contra a parede também evita o fluxo de ar – o que mantém as peças secas – e representa risco de incêndio.
Em vez disso, as pilhas de madeira devem estar a uma distância segura – pelo menos 6 metros – de qualquer estrutura. Se você mora em uma área propensa a incêndios florestais, a lei local ou estadual pode exigir que você armazene madeira ainda mais longe. A orientação espacial defensável do Serviço Florestal dos EUA recomenda manter materiais inflamáveis, como pilhas de lenha e tanques de propano, a pelo menos 9 metros de sua casa.
A lenha também deve ser armazenada em uma área ensolarada e seca do seu quintal. Evite locais com tendência a inundar ou acumular mais neve, bem como aqueles com muita sombra.
A melhor maneira de empilhar lenha
O método de empilhamento de lenha deve manter a madeira ventilada e seca, pois a umidade dificulta a ignição e produz mais fumaça. Você deve elevar a lenha do chão usando um suporte para lenha, paletes ou tábuas 2 x 4. Algumas prateleiras para lenha vêm com tampas – caso contrário, você pode colocar uma lona sobre a pilha (certifique-se de que ela não cubra mais do que o terço superior, mantendo-a seca, mas permitindo o fluxo de ar).
Existem várias técnicas de empilhamento para escolher, mas existem alguns princípios básicos a serem seguidos:
- Primeiro a entrar, primeiro a sair: Coloque as peças mais novas no fundo para usar primeiro a madeira mais antiga e seca.
- A madeira verde e temperada deve ser empilhada com a casca voltada para baixo, enquanto a madeira seca em estufa deve ser empilhada com a casca voltada para cima.
- Empilhe a madeira de maneira solta e nivelada.